JESUS É TENTADO NO DESERTO


BASE BÍBLICA 

Marcos 1.12-13, Mateus 4.1-11 e Lucas 4.1-56

VERSÍCULO PARA DECORAR

“Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento de sorte que a possais suportar” (1 CO 10:13b).

OBJETIVO

Que as crianças entendam que serão tentadas de várias formas, por isso precisam estar perto de Jesus, estudando diariamente sua palavra, para que tenham forças para vencer as batalhas que apareceram em sua jornada.

QUEBRA-GELO

Como a brincadeira rinha de galos
O professor deverá preparar palavras (para crianças que não sabem lê desenhos) da história para serem pregadas nas costas de duas crianças de cada vez para que estes descubram mutuamente o que têm nas costas do outro. Cada um procurará ver primeiro o que tem nas costas seu companheiro, procurando evitar que o outro veja a sua. Você pode premiar ou não os que descobrirem.
Sugestões de palavras para a brincadeira:    Jesus, tentação, pão, deserto, anjos, pedra, Deus.   

INTRODUÇÃO

As palavras que vocês descobriram na brincadeira, fazem parte da história de hoje…
Certo dia Deus chamou Jesus  para um lugar deserto. Ali não havia ninguém, nem água e nem comida. Lá sozinho, Jesus teria que passar por um grande desafio que vamos aprender nessa aula.

CONTANDO A HISTÓRIA:

Após ser batizado no Rio Jordão, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, Jesus teve fome.

O diabo aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães".
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
"Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’".

Jesus lhe respondeu: Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor o seu Deus.

Depois, o diabo o levou Jesus a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.

E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se ajoelhar e me adorar".

Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram


CONCLUSÃO

    Tiago afirmou  que as provas que temos de enfrentar no dia a dia, deveriam ser motivo de nos alegrarmos, pois ao passar  por elas, as pessoas amadurecem desenvolvendo sua Fé!
O inimigo de Deus e nosso, também quer que façamos  as piores escolhas tendo comportamentos ruins, escolhendo desagradar o coração de Deus, cometendo  pecados que é tudo aquilo que pensamos, falamos  fazemos que  Deus não gosta.  É preciso vigiar para não cairmos em nenhuma armadilha do inimigo, por isso precisamos conhecer bem a Palavra de Deus e orar todos os dias. Lembre-se sempre que Jesus disse NÃO à tentação, e nós também seremos desafiados e  teremos que dizer NÃO à tentação. Isso só é possível quando somos íntimos de Deus.

BRINCADEIRAS

Estipule 2 cantos da sala:        1- Rio Jordão,    2- Deserto.
As crianças deverão correr de um lado para o outro de acordo com o comando do líder. Uma criança será o pagador que deverá impedir os outros de chegarem ao lugar solicitado pelo líder. Quando o pegador se aproximar as crianças só não poderão ser pegas se estiverem ajoelhadas em posição de oração. O objetivo dessa brincadeira é ensinar ás crianças que só poderemos vencer as tentações se estivermos em comunhão com Deus sempre orando, e lendo sua palavra.

DICAS AO PROFESSOR

Encontrei essa frase quando pesquisa materiais e não pude deixar de compartilhar:
Não há benção maior do que servir a Deus, ensinando Sua Palavra às novas gerações, conduzindo nossos pequenos alunos aos braços do Senhor Jesus. Mas precisamos lembrar que toda benção traz consigo uma responsabilidade; e a nossa é a de estarmos bem preparados pares ao ensino que vamos transmitir. Somente pela constante comunhão com o nosso Deus e pelo minucioso estudo de Suas Escrituras poderemos convencer nossos alunos de verdade, e encontrar sabedoria para transpormos os obstáculos e as tentações que certamente nos assediarão.
Essas imagens podem ser colocas em apresentação de Power point, podem ser impressas também,
Leia a história nos evangelhos.
Interceda por seus alunos, suas famílias e a aula.

BOA AULA!

5 comentários: Leave Your Comments